O Auditório do Sesc/Senac de Jacarezinho foi palco, na manhã da última segunda-feira (22), de uma solenidade marcada pelo reconhecimento e valorização profissional. O evento homenageou policiais militares do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM) que se destacaram no desempenho de suas funções durante o mês de junho de 2026.
A cerimônia reuniu autoridades civis e militares, familiares dos homenageados e representantes da comunidade, destacando a importância do trabalho realizado pelos policiais na promoção da segurança pública em toda a região do Norte Pioneiro.
Os militares foram reconhecidos por atuações de destaque em diversas ocorrências e operações que resultaram na prisão de traficantes de drogas, apreensão de armas de fogo e entorpecentes, atendimento a vítimas de violência doméstica e ações voltadas à fiscalização e segurança no trânsito. As iniciativas contribuíram diretamente para a preservação da ordem pública e a proteção da população.
Entre os homenageados estiveram policiais das quatro companhias que compõem o 2º BPM, além de integrantes da ROCAM e do Pelotão de Comando de Serviço (PCS). O reconhecimento também foi estendido à equipe da Patrulha Maria da Penha, que recebeu o título de Destaque Geral do Mês.
A Cabo Renata Pinto Teixeira e o Soldado Rogério de Oliveira Quintino receberam menção especial pela atuação firme, técnica e humanizada no atendimento e proteção de mulheres vítimas de violência, fortalecendo a rede de apoio e prevenção na região.
A homenagem integra o programa instituído pela Portaria nº 763/2006 do Comando-Geral da Polícia Militar do Paraná, que criou o quadro “Policial Militar Estadual do Mês”, destinado a reconhecer profissionais que se destacam pelo comprometimento, disciplina, lealdade, respeito aos direitos humanos e excelência no serviço prestado à sociedade.
Participaram da solenidade o Coronel Juarez Saldanha Machado, comandante do 2º Comando Regional da Polícia Militar; o Tenente-Coronel Carlos Ricelle Leal, comandante do 2º BPM; o Juiz Federal Rogério Cangussu Dantas Cachichi; o vereador José Antônio Costa, representando o município de Jacarezinho; e José Dimas Fonseca, gerente executivo do Sesc.
Ao encerrar a cerimônia, o comandante do 2º BPM destacou a dedicação e o profissionalismo dos policiais homenageados.
“São militares com este perfil de excelência que enaltecem e fortalecem a Polícia Militar do Paraná perante a sociedade paranaense”, afirmou o Tenente-Coronel Carlos Ricelle Leal.
A solenidade reafirmou a importância da valorização dos profissionais de segurança pública, reconhecendo aqueles que diariamente se dedicam à proteção da população e ao fortalecimento da segurança em toda a região.