Notícias Publicidade Destaque
 

Uma foto postada nas redes sociais e whatsapp neste sábado, de uma profissional de Educação Física, jovem, recebendo o imunizante em Quatiguá causou indignação em vários internautas. A postagem, replicada várias vezes, gerou descontentamento nas pessoas, que reclamaram de uma suposta vantagem prestada à educadora.
A foto contém legendas com várias críticas diretamente direcionada à prefeita da cidade, Adelita Parmezan. “Prefeita de Quatiguá-PR Adelita Parmezan (PTB) é denunciada por liberar vacina do Covid-19 para sua personal trainer Samara proprietária de uma academia particular no município”, “...estão liberando as vacinas Covid-19 aos seus chapas brancas”. A prefeita esclareceu também que não se trata de qualquer privilégio por parte da prefeitura à profissional e que a equipe de imunização respeita terminantemente o calendário vacinal e não está deixando de vacinar os idosos. “Não é uma escolha! Seguimos todos os protocolos e legislação vigente, os educadores físicos têm o direito de estarem imunizados contra o coronavírus. O que fizeram foi tentar denegrir o excelente trabalho da Secretaria da Saúde e tentar manchar meu mandato. Não estamos deixando de vacinar idoso para atender pessoas de outros grupos”, desabafou Adelita.
Em contato com a Secretária de Saúde Izilda Rodrigues Carro, ela esclareceu que a vacinação aos educadores físicos é legal, inclusive respeitando o decreto que determina e autoriza o protocolo de imunização. Pleiteada pela reportagem, a secretária informou que segue o Plano Nacional de Vacinação e as Resoluções da SESA e a vacina aplicada na profissional está prevista na imunização de profissionais da saúde, que engloba os educadores físicos conforme Resolução nº287 do Conselho Nacional de Saúde de 08/10/1988, que abrange esta e outras 13 categorias como trabalhadores da Saúde.
A distribuição dos imunizantes foi feita pelo Governo do Estado, sob a coordenação da Secretaria Estadual da Saúde. O esquema segue os protocolos estabelecidos pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). As doses já estão no município e foram enviadas anteriormente, de acordo com as remessas recebidas do Ministério da Saúde. 
A vacinação segue de acordo com o recebimento de imunizantes, de forma gradual e escalonada, conforme o Plano Estadual de Vacinação.
Quatiguá iniciou sua vacinação no dia 9 de fevereiro, com a imunização de idosos com 90 anos ou mais. Já foram imunizados até a data de hoje (13/03) com a 1ª dose e alguns com segunda dose, idosos com 78 ou mais e segunda-feira (15) serão vacinadas pessoas de 77 ou mais.
Além dos idosos, todos os profissionais de saúde da rede privada, tanto na linha urgência e emergência e profissional de educação física serão imunizados, de acordo com o Conselho Nacional de Saúde que reconheceu o profissional como da área da saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde ainda informou que os educadores físicos que desejarem receber a vacina deverão se dirigir à Unidade Básica de Saúde, conforme a disponibilidade das doses.

 Jr Diario

 
Postada no dia 2021-03-14 09:05:40









Todos os direitos reservados 2025 – JT Ligado –  | Política de Privacidade