Quatiguá iniciou a aplicação das primeiras doses da vacina contra a Covid-19 no final da tarde desta terça-feira (19) no Posto de Saúde Central. Três profissionais da saúde foram vacinados simultaneamente, dando o início à campanha. A primeira a receber a dose foi a enfermeira Andriele Carvalho Moraes, de 36 anos, às 17h35.
A primeira vacina foi aplicada pela técnica de enfermagem Katiuscia Cubas de Oliveira, de 36 anos, que também recebeu a dose.
A terceira imunizada, Nilza Maria Silvano, também técnica de enfermagem, de 48 anos. As primeiras imunizadas na cidade são trabalhadoras da linha de frente do combate a Covid-19.
A técnica de enfermagem Katiuscia se emocionou com o momento histórico, e chorou após receber a Coronavac.
As 93 doses chegaram na cidade por volta das 17h30 e foram levadas para a Unidade Básica de Saúde local. Segundo a prefeitura, a vacinação continua nos próximos dias, a partir das 8hs. Nesta quarta-feira, dia 20 continuam ser imunizados os profissionais linha de frente da Saúde e os idosos do Lar dos Idosos David Leschinewski.
As doses vieram escoltadas pela Polícia Militar de Quatiguá, pelos policiais Edson Ribeiro e Edson Sobejeiro, que buscaram a carga na Regional de Saúde em Jacarezinho, juntamente com a Secretária da Saúde Izilda Carro.
A secretária declarou que as doses iniciais servirão para imunizar aqueles que estão em contato direto com a pandemia desde o início. "Desde o início da Pandemia tivemos o apoio incondicional da prefeita Adelita, e assim que o primeiro infectado apareceu, lá em março do ano passado, imediatamente criamos toda uma infra-estrutura para combater a doença, e nada mais justo e coerente que esse pessoal que incansavelmente está à frente, com coragem, seja imunizado primeiro", declarou Izilda.
De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), a regional de saúde de Jacarezinho recebeu um total de 3.400 doses nesta terça-feira. Deste total, 93 vacinas serão aplicadas na cidade, e as demais doses serão distribuídas para outros vinte municípios da região.
As vacinas da Regional de Jacarezinho chegaram no aeroporto de Londrina às 11h15 desta terça-feira.
Campanha de vacinação
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou no domingo (17), por unanimidade, o uso emergencial das vacinas Coronavac e da Universidade de Oxford contra a Covid-19.
A campanha de vacinação contra a Covid-19 no Paraná começou na segunda-feira (19), em Curitiba, quando a enfermeira da linha de frente do combate à pandemia Lucimar Josiane de Oliveira, de 44 anos, recebeu a primeira dose do estado no Hospital do Trabalhador.
O início da campanha estava previsto para acontecer simultaneamente em todo o Brasil na quarta-feira (20), mas o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, autorizou que os estados adiantassem a imunização para segunda-feira.
A primeira remessa com 265 mil doses de vacina chegou ao Paraná na noite de segunda-feira (18), e as caixas com os imunizantes foram distribuídas para as cidades do interior na manhã desta terça-feira.
Nesta primeira fase, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) prevê que 126 mil pessoas sejam imunizadas. Cada uma delas receberá duas doses da vacina. O cálculo também leva em conta um índice de 5% de perda técnica.
O governo estadual informou que os seguintes grupos serão vacinados até o fim do 1º semestre de 2021:
Primeira fase
Trabalhadores da saúde;
Idosos a partir dos 75 anos de idade;
Pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência, como asilos e instituições psiquiátricas;
População indígena.
Segunda fase
Pessoas de 60 a 74 anos.
Terceira fase
Pessoas com comorbidades, que possuem doenças renais crônicas, cardiovasculares, entre outras.
Fonte: Texto: Simone Chiusoli, com informações da SESA - fotos: Waltinho Chiusoli