Um vídeo que viralizou nesta sexta-feira (25) por meio do aplicativo WhatsApp mostra presos da Cadeia Pública de Cambará (Norte Pioneiro paranaense), trabalhando na área do túnel, que levou à fuga pelo menos 36 deles. As imagens, editadas pelos próprios detentos, mostram todos posando com orgulho e rindo enquanto mexiam no buraco. No pátio da delegacia, aparecem carriola, picareta e muita terra.
Por meio de nota, o Departamento Penitenciário do Paraná garantiu que as imagens foram feitas durante a limpeza da cadeia, mas sem deixar claro em qual data. Na madrugada da última terça-feira (22), 36 presos infectados por Covid-19 conseguiram fugir por este buraco que aparece nas imagens.No dia anterior, 118 dos 122 detentos da unidade testaram positivo para a Covid-19 e todos que fugiram estavam infectados. Até o momento, nove foram recapturados, o último deles na noite de quinta-feira (24), pela equipe comandada pelo sargento Reinaldo. O militar orienta para que a população continue denunciando o paradeiro dos foragidos.
Nota encaminhada pelo Depen
O Departamento Penitenciário do Paraná esclarece que as imagens foram feitas durante a limpeza da Cadeia Pública de Cambará. A terra que aparece nas imagens estava no interior da carceragem e foi colocada para fora pelos presos, para, em seguida ser levada para fora da unidade prisional, procedimento que está sendo feito nesta sexta-feira (25). O Depen informa ainda que já tomou as medidas cabíveis em relação ao aparelho celular utilizado pelos detentos.
TANOSITE