A história desta escola, iniciou-se em 05 de janeiro de l.979 e no decorrer destes anos muitos profissionais e muitos alunos passaram por esta instituição.
Atualmente, a Apae de Joaquim Távora conta com 54 funcionários, 29 participantes da diretoria, 149 alunos sendo 112 alunos do município de Joaquim Távora e 37 alunos do município de Guapirama pertencentes da zona rural e zona urbana. Entre eles, a idade varia de 9 meses à 62 anos de idade.
No momento, a reorganização administrativa e pedagógica de nossa escola está concentrada no Parecer 07/2014 do Conselho Estadual de Educação do Paraná – CEE e Parecer CEE/Bicameral nº 128/18 com o objetivo de assegurar a criança, ao jovem e ao adulto com deficiência intelectual, múltiplas deficiências e transtornos globais do desenvolvimento, o direito de acesso, permanência e qualidade à educação respeitando sua temporalidade de estudos.
A APAE de Joaquim Távora é forte, tanto pelas conquistas materiais que foram muitas, quanto conquistas de valorização profissional, e acima de tudo, porque nunca deixamos de crescer e revitalizarmos na fé, no trabalho e na esperança a nossa missão de educar.
A missão da escola tem como objetivo primordial promover e articular ações de defesas de direito, prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionado à melhoria da pessoa com necessidade especial e à construção de uma socedade justa e solidária. Preza também pela escolarização, profissionalização, independência pessoal, promoção e inclusão escolar e social dos estudantes com deficiências, consequentemente estas ações geram transformações no desenvolvimento e promoção humana.
A APAE oferece serviço de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Assistência Social, Psicologia, Terapia ocupacional, Neurologista e atendimento voluntário de Odontologista.
Além dos espaços escolares, a escola tem ambientes promissores de oportunidades atrativas aos alunos como parquinho, piscina, jardim e horta.
Há também o trabalho voluntário formado por vinte senhoras voluntárias responsáveis por atividades artesanais, contribuindo para a melhoria das condições da escola.
Nesta época de isolamento social, os professores planejam seus materiais pedagógicos, apostilas, jogos educativos, estas atividades passam pela avaliação pedagógica e logo após a equipe da escola entrega estes materiais nas residências de cada aluno, atingindo 100% dos alunos.
A metodologia que os professores utilizam para orientar os alunos de forma remota é por meio de recursos tecnológicos mais precisamente Whatsapp e os estudantes de casa acompanham pela apostila impressa a explicação dos professores e assim realizam as atividades.
No momento em que a equipe da escola entrega os materiais de estudos aos alunos do mês atual, as atividades realizadas no mês anterior são recolhidas e entregue aos professores para serem corrigidas, avaliadas e frequência computada.
Quanto às reuniões de professores acontecem pela plataforma Meet, recurso pelo qual os professores têm a oportunidade de esclarecer os pontos positivos e os pontos negativos, para juntos sanarem as dificuldades e assim melhorarem situações de aprendizagem.
Quanto aos atendimentos do SUS estão acontecendo de forma adaptada devido à pandemia Covid-19, enfrentada nos últimos tempos.
Os profissionais da equipe multiprofissional estão atendendo apenas 50% da capacidade de atendimentos ao dia, porém a escola está tomando todos os cuidados necessários e devidas precauções em relação ao bom atendimento do aluno.
Os alunos vem para os atendimentos de máscara, e assim que chegam à escola estão sendo higienizados com álcool em gel seguindo medidas exigidas pela vigilância sanitária.
E assim, aproveitamos o momento oportuno para parabenizar a equipe geral da escola pelo trabalho de excelência que estão realizando aos alunos.
E agradecer à comunidade tavorense e guapiramense que estão sempre colaborando com a escola nos momentos em que mais precisamos.
Claudinéia Sae