Na manhã desta quinta-feira, 4 de junho de 2020, Hiroshi Kubo, prefeito de Carlópolis, através de um vídeo divulgado nas suas redes sociais, confirmou os quatros primeiros casos de Covid-19 no município.
CINCO PACIENTES FIZERAM OS EXAMES, E QUATRO DERAM POSITIVO
Segundo o prefeito, os quatros casos são:
– Uma senhora, de aproximadamente 40 anos, que precisou se deslocar para um grande centro para realizar exames médicos devido a um problema que ela possui, e provavelmente importou o vírus desse local;
– Três jovens, na faixa de 25 a “30 e poucos anos”, que trabalham juntos em um local que já possui mais casos de Covid-19, provavelmente importaram o vírus desse local.
Esses pacientes procuraram logo no início dos sintomas o pronto-socorro (entre quinta, 28 de maio, e sábado, 30 de maio) e hoje já se sentem bem, apresentando sintomas leves, esperando dar o prazo de 15 dias para receberem alta.
A Vigilância em Saúde irá entrar em contato com todas as pessoas que tiveram contato com esses quatro casos positivos.
Vivian, secretária municipal de Saúde, ressaltou que irá estender o horário da síndrome respiratória e os dias no plantão, que também estará atendendo nos finais de semana até as 17h. As pessoas também podem procurar o pronto-socorro, que os médicos também estarão atendendo.
Procure a equipe do pronto-socorro já nos primeiros sintomas (cefaleia, febre, tosse seca, perda do paladar, coriza, diarreia, dor abdominal).
Nesta momento, vale ressaltar, não pode haver relaxamento nas medidas de prevenção como se higienizar, evitar tocar em maçanetas e balcões, e principalmente usar máscara e manter distanciamento de 2 metros, visto que a maior preocupação da área da Saúde, é que a pessoa pode estar portando o vírus mas não estar apresentando sintomas, podendo, assim, infectar outras pessoas.
O município se encontra em fronteira de estados (Paraná e São Paulo), e por isso a atenção deve ser dobrada. Também deve se evitar aglomeração de pessoas, festas, praticar esportes, realizar viagens ou receber visitas de pessoas de fora.
FORTY MYDIA