Os deputados aprovaram nesta segunda-feira (18), voto de congratulações à Rádio Comunitária Morada do Vento, de Joaquim Távora. "A emissora, que divulga a cultura do Norte Pioneiro e transmite informações com credibilidade e eficiência, completou 15 anos no dia 1º de maio", disse o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB).
Romanelli destacou a trajetória da rádio e empenho dos colaboradores e parceiros para manter a emissora no ar. A Rádio Comunitária Morada do Vento entrou no ar pela primeira vez no dia 30 de abril de 2005, com programação entre as 6 horas e 22 horas. Com qualidade de transmissão e uma programação fixa, hoje a emissora de rádio é operada 24 horas por dia trazendo muita música e informações em sua programação.
O nome Morada do Vento foi escolhido após uma relação de nomes enviados pelos estudantes das escolas de Joaquim Távora. Uma votação definiu que Morada do Vento expressava melhor a comunidade. O nome vem do título do livro publicado em 1987, por Stefana Marchiori. No livro, a autora relata a saga de três gerações de uma família tavorense.
Joaquim Távora é o local onde se desenrola a trama do romance e onde viveram suas principais personagens. A época, marcada por importantes fatos históricos e conturbações sociais, situa-se no final do século passado e início deste.
A primeira assembleia de fundação da Rádio Comunitária Morada do Vento aconteceu em 11 de maio de 1998, na sede do Clube União, de Joaquim Távora. A rádio entrou no ar pela primeira vez em 1 de maio de 2005. “Considerando esse importante papel de levar informações há tempo à comunidade local de Joaquim Távora, desejamos vida longa à Rádio Comunitária Morada do Vento FM 87,9”, conclui Romanelli.