Notícias Publicidade Destaque
 

A aparição de escorpiões em alguns bairros tem deixado a população de Santo Antônio da Platina apreensiva. A quantidade de animais capturados pelos moradores nos últimos dias é assustadora e a tensão só aumenta após o registro de ataques dos aracnídeos na cidade. A reprodução ocorre em áreas que concentram grande quantidade de entulho, e, conforme o Departamento Municipal de Vigilância Sanitária, não existe veneno para combater o animal. 

Nos últimos dez dias, foram registrados dois ataques por escorpiões - num intervalo de dois dias -, na Vila Coelho. Uma criança com apenas 3 anos foi picada na porta da casa da família enquanto brincava na calçada ao lado da mãe, e uma vizinha foi atacada no braço, dentro da própria casa, enquanto dormia. "Eu estava no portão de casa vendo meu filho brincar na calçada, quando ele gritou ao ser picado por um escorpião. O bicho ficou preso no dedinho dele. Corremos para o Pronto-Socorro e ele foi medicado a tempo. Felizmente agora já está tudo bem. Dois dias depois, a minha vizinha também foi atacada por um escorpião enquanto dormia durante a noite. O braço dela ainda está bastante inchado e ela reclama de muita dor, pois não foi ao PS para ser medicada", disse a moradora Kelly Cristina da Silva, 29. 

A dona de casa Ângela Maria da Silva, 51, mora ao lado de um terreno baldio, onde durante anos funcionou um ferro-velho. Atualmente o local está abandonado e bastante sujo, ideal, segundo profissionais da área da saúde, para a reprodução do aracnídeo. "Na semana passada, em apenas um dia capturamos mais de dez escorpiões no meu quintal. Tenho nove netos que passam o dia brincando aqui e eles estão tendo muita sorte de ainda não terem sido picados. O terreno ao lado (antigo ferro-velho) está imundo e ninguém faz nada. A prefeitura já notificou o proprietário, mas ele não está nem um pouco preocupado com a situação. Não existe lugar melhor para os bichos se reproduzirem do que terrenos nessas condições", desabafou a moradora. 

O problema se repete em outros bairros da cidade, como nos jardins Colorado, Monte Verde e Bela Manhã, por exemplo. Todos os dias são capturados vários animais que migram de terrenos com entulho e construções para dentro dos imóveis causando transtornos aos moradores. 

REGISTROS 
Segundo a médica veterinária do Departamento Municipal de Vigilância Sanitária Calinca Bueno Levatti, ao menos um caso de aparição de escorpiões em residência é registrado toda semana na cidade. Entretanto, do início do ano até agora apenas dois casos de ataques foram notificados pelo setor de epidemiologia. "As vítimas são atendidas nas unidades de saúde e no Pronto-Socorro, e os registros são repassados ao setor de epidemiologia para serem notificados, porém, muitas pessoas não procuram por socorro e esses ataques não entram nas estatísticas, cujos números que podem ser superiores aos registrados", alerta. Em 2014, segundo informações da 19ª Regional de Saúde, foram registrados 73 acidentes com escorpiões no Norte Pioneiro.

Texto:Luiz Guilherme Bannwart

Foto: Antônio de Picolli

 
Postada no dia 2015-07-01 12:12:06









Todos os direitos reservados 2025 – JT Ligado –  | Política de Privacidade