Um dos problemas que impedia a efetivação da abertura da UTI, a disponibilização de um tomógrafo, está sendo resolvido, segundo Marcelo Machado através da aquisição por comodato.
Há outro problema a ser superado que é a disponibilização de leitos de retaguarda, mas a Funeas vai buscar uma solução, se possível, envolvendo outras entidades na área de saúde.
Uma solução apresentada pelo empresário Guerino Zaneti, o Nego Baterias, como é mais conhecido, seria a utilização temporária da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), também construída na gestão de Pedro Claro, mas que continua fechada na atual administração.
O imóvel está sendo cedido para o Hospital do Câncer de Londrina (HCL), para instalação de uma unidade avançada da instituição, mas poderia ser aproveitada neste momento emergencial causado pela pandemia do novo coronavírus.
Enfrentamento do coronavírus
Funeas
A Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná – FUNEAS, é uma fundação pública com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, de beneficência social, de interesse e de utilidade públicos regida por seu estatuto e pela Lei Estadual nº 17.959, de 11 de março de 2014.
Integra a Administração Pública Indireta do Estado do Paraná vinculada à Secretaria de Estado da Saúde para efeito de supervisão e fiscalização de suas finalidades.
Tem por finalidade desenvolver e executar ações e serviços de saúde nas unidades próprias da Secretaria de Estado da Saúde. A instituição é responsável pela administração de seis hospitais na Região Metropolitana de Curitiba, Litoral e Interior do Estado.
TRIBUNA DO VALE