Sofia Maria Altavter Ramos, de 15 anos, perdeu a vida em torno de 22h45m desta quarta-feira, dia 12, no Honcar (Hospital Norte Paranaense) , de Arapongas, para onde foi encaminhada com urgência após internamento no Hospital Nossa Senhora da Saúde, em Santo Antônio da Platina. No teste rápido já havia sido confirmada a dengue.
A vítima deixou duas irmãs, a fisioterapeuta Mariana e a gêmea idêntica, Isabela. Além dos pais, Rosana Altvater e Alessandro Montanheiro; dos avós maternos Maria Inês e Adílio, avós paternos Maria Elsa e Ari Ramos, muitos parentes e os colegas do curso de Alimentos do Instituto Federal do Paraná, em Jacarezinho, onde passou em primeiro lugar e estava iniciando as aulas.
O atestado de óbito foi miocárdica viral/dengue, de acordo com o que revelou a mãe.
Em depoimento exclusivo e emocionado ao npdiario, a genitora, que trabalha na agência platinense do Banco do Brasil, declarou : “o médico me disse que o vírus atacou os músculos do coração e minha filha não resistiu”.
A adolescente sofreu convulsões.
A estudante não tinha cardiopatia e nenhum tipo de outra doença, adicionou Rosana.
A família mora no centro de Santo Antônio da Platina, região da cidade onde mais tiveram registros dos 16 confirmados no município.
A secretária municipal de Saúde, Gislaine Galvão e a 19ª Regional de Saúde acompanharam o drama, “temos que alertar mais e mais a população para evitar acúmulo de lixo e de água parada, entre outras providências, temos que evitar mais mortes e uma epidemia”, comentou, apreensiva, “imaginem o sofrimento da família”.
A mãe, até a madrugada desta quarta-feira, dia 12, ainda não havia definido o horário do sepultamento da garota.
Por redes sociais, familiares lamentam, agradecem orações e mesmo desconhecidos se mostram comovidos com a fatalidade.
O npdiario acompanha os detalhes e traz as informações em tempo real.
Np Diario