O 2º Batalhão de Polícia Militar em face da segurança pública no Norte Pioneiro ofereceu uma resposta rápida com relação às fugas de presos nos últimos dias. No dia 23/11, em Santo Antônio da Platina, uma rebelião culminou com a fuga de 42 (quarenta e dois) presos e em 16/12 na cidade de Ribeirão Claro, com a fuga de 5 (cinco) criminosos.
Por meio, principalmente da Agência Local de Inteligência, a Polícia Militar diligenciou esforços a fim recapturar tais fugitivos e alcançou resultados positivos em reconduzir 22 (vinte e dois) foragidos à carceragem de Santo Antônio da Platina.
Em Ribeirão Claro, as ações se deram em parceria com o 31º BPM de Ourinhos, onde Agentes de Inteligência do 2º BPM conseguiram localizar os fugitivos na Vila Rural ribeirão-clarense, todavia, no momento do cerco policial, os foragidos conseguiram se evadir num veículo para o Estado de São Paulo, sentido Chavantes. De imediato, foi realizado contato com a Polícia Militar Paulista, a qual fez bloqueio e buscas, logrando êxito em recapturar todos os cinco foragidos, no trevo de acesso à cidade de Ourinhos/SP, sendo os fugitivos reconduzidos a carceragem.
O Comandante do 2º BPM, Tenente-Coronel Luiz Francisco Serra, frisou que: “Ações como esta demonstram o comprometimento da unidade com a garantia da lei e da ordem buscando sempre a proteção do cidadão do norte pioneiro. Somando-se a isso, a Operação Natal já vem sendo realizada em toda área do batalhão visando trazer segurança e tranquilidade neste período de compras e festas.”