A 60º e 61º Junta de Serviço Militar que corresponde os municípios de Guapirama e Joaquim Távora realizaram, na manhã da última quarta-feira (2), evento cívico no Ginásio de Esportes Miguel D.Nicolelli.
Durante a cerimônia, foram entregues os certificados aos jovens dispensados, que prestaram o juramento à bandeira. O evento começou às 09h e teve o intuito de garantir uma forma do cidadão que foi dispensado do Serviço Militar jurar honra, integridade e defesa da pátria. Cerca de 140 jovens (dos dois municípios), dispensados participaram da ação, além do prefeito Gelson Mansur Nassar, do vice prefeito Valdeci Azarias, vereadores, secretários e demais autoridades.
"É uma honra participar deste momento. O serviço militar é de grande importância para a formação e cidadania dos jovens.A cerimônia é importante para mostrar aos jovens dispensados como se portar diante de uma nação e fazer juramento à Bandeira Nacional. Eles devem ter consciência do que estamos passando hoje no país, apender a lutar pela nossa pátria, seja trabalhando ou estudando. Devem melhorar cada vez mais a si mesmos e fugir da violência que está contaminando a sociedade, já que eles serão o nosso futuro”, declarou o prefeito municipal.
Em todos os municípios acontece essa cerimônia de compromisso à Bandeira Nacional pelo cidadão brasileiro. Ela é prevista no regulamento das leis do Serviço Militar e, anualmente, realizamos essa ação com o Hino Nacional e a entrega dos certificados da dispensa da corporação. O Brasil é a nação com maior biodiversidade do planeta e o serviço militar é a segurança do Brasil e todos os brasileiros. Logo, a importância desse evento está no compromisso dos cuidadores da pátria que estarão a nossa frente para defender os interesses e os bens da sociedade, o serviço militar é obrigatório dos 18 aos 45 anos.
Os homens em condições e aptidão, podem receber algum chamamento para lutar pelo país a qualquer hora, por exemplo. Então, há essa necessidade de despertar o compromisso do cidadão brasileiro com sua nação.
O Serviço Militar consiste no exercício das atividades desempenhadas pelas Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), em defesa da nação e é obrigatório no Brasil para jovens com 18 anos ou mais.
Para alistamento o jovem deve comparecer à Junta de Serviço Militar do município que em Joaquim Távora fica situado na Avenida Senador Souza Naves ( fundos do Departamento de Educação com Giovane), em Guapirama na sede da prefeitura municipal com a Vaniche Toche, levando o RG, CPF, certidão de nascimento e comprovante de endereço.