Durante o mês de setembro é comemorado o Setembro Amarelo, uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção.
Para marcar essa data, estudantes do oitavo e nono ano do Colégio Estadual Miguel Dias, em Joaquim Távora, tiveram uma importante palestra na manhã e tarde de ontem quarta-feira (18), com a psicóloga Cibele Patrycia dos Santos.
A idéia é promover discussões sobre suicídio, além de divulgar o tema e alertar a população sobre a importância de falar sobre o assunto.
Segundo Cibele o tema foi abordado de uma maneira profunda e bastante didática, com a interação dos alunos em um debate enriquecedor. “Essa palestra foi uma iniciativa da equipe da Clínica da Mulher Zilda Arns em parceria com a empresa Frangos Pioneiro, o problema do suicídio é sério, complexo, multideterminado e precisa de políticas públicas efetivas para dar conta desse fenômeno. É muito importante o Setembro Amarelo mas compreendemos que não é suficiente para abordar os aspectos que envolvem o suicídio, é preciso falar de saúde mental e da prevenção todos os dias do ano'', comentou.