Notícias Publicidade Destaque
 

Os sorrisos, olhos brilhando, a música julina típica dessa época do ano, trajes típicos de caipira, a sanfona da dona Odete Sanfoneira,salão decorado com bandeirinhas coloridas,foram ingredientes especiais para que o Arraiá da Clínica da Mulher Zilda Arns Neumann fosse um sucesso.

O evento aconteceu na tarde desta segunda-feira (01).

Lá, estavam reunidas mais de quarenta pessoas, entre profissionais e participantes, do grupo de hiperdia atendidos pela Unidade Básica de Saúde.

O arraiá organizado pela unidade reuniu os pacientes moradores de parte do Centro, Cucuia, parte da Vila Nova e do bairro Vista Bela.

A técnica de enfermagem Karla Fernanda Capote Trindade, abriu os trabalhos com importante palestra sobre os cuidados e prevenção com a febre amarela.

''A prevenção da doença é feita por meio da vacinação, do combate a proliferação do Aedes aegypti e do uso do repelente. A vacina contra a febre amarela possui 95% de eficácia, ela é oferecida de forma gratuita na rede pública de saúde. O Ministério da Saúde recomenda que seja feita apenas a dose única:aos 9 meses de idade.

As pessoas que já receberam a dose da vacina não precisam de reforço, são consideradas imunes a doença. Caso a criança, o jovem ou o adulto tenha perdido o cartão de vacinas, é indicado que tome a dose vacinal, principalmente se for viajar para locais com casos comprovados de febre amarela, a dose da vacina deve ser aplicada até 10 dias antes da viagem. A vacina está contraindicada para gestantes e mulheres que amamentam; crianças abaixo de seis meses de idade; pessoas infectadas pelo vírus HIV; pacientes que fizeram transplante de órgãos; pacientes com câncer e pessoas que tenham alergia a substâncias presentes na vacina (ovo de galinha, por exemplo). Os idosos sem comprovação da vacina somente podem ser vacinados após avaliação médica, pois têm maior risco de ter reações adversas. O combate ao Aedes aegypti deve ser intenso e o uso de repelente contínuo'', destacou.

Jacira Maria Ferreira (foto), é moradora do bairro Cucuia há mais de 20 anos e é uma das participantes do grupo. “Gosto demais de participar das reuniões, pois me divirto ao encontrar os amigos, a equipe é muito atenciosa. É como uma segunda família, estes encontros temáticos, encontramos os amigos para uma tarde de diversão, é uma ajuda psicológica também”, conta.

Comes e bebes foram preparados com todo carinho pela equipe, como cachorro quente, pipoca, bolos dos mais variados tipos,canjica, arroz doce, doces, suco entre outros.

A prefeitura tavorense é parceira da iniciativa.


 

 
Postada no dia 2019-07-01 20:51:53









Todos os direitos reservados 2026 – JT Ligado –  | Política de Privacidade