A prefeitura municipal de Joaquim Távora, através da Secretaria de Assistência Social, SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) e CRAS, apresentaram na manhã e tarde desta quarta-feira (29), gratuitamente para alunos da rede municipal de ensino a peça teatral Flor-e-Ser do Grupo Teatral Reminiscências, o evento aconteceu no salão paroquial São João Paulo II.
A assistente social do município Emanuele Pereira, deu as boas vindas a todos e frisou que a ação fez parte da programação desenvolvida por profissionais da rede de Proteção á Crianca no decorrer da última quinzena de maio em alusão ao dia 18 de maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Flor-e-Ser é uma peça de teatro, música e dinâmica que pretende esclarecer questões importantes sobre o abuso e a exploração sexual infantil. Por meio de metáforas contribui para o entendimento de três aspectos importantes sobre o tema.
O interlocutor desta história, um jardineiro, narra de forma lúdica histórias que acontecem com suas flores em seu jardim e simultaneamente atores representam cenas que relacionam as histórias do jardineiro com histórias reais.
Nessa conexão metafórica se propõe uma reflexão sobre a realidade de algumas crianças e adolescentes. Bem como questionar sobre o SER no nosso tempo.
Centenas de crianças assistiram a peça nos dois horários (09 e 14 horas).
Segundo o secretário de assistência social do município, Gilson Domingos Humeniuk, '' o objetivo maior dessa campanha é justamente alertar toda sociedade, para que a mesma esteja atenta, denunciando os casos de abusos e exploração sexual, que por ventura estejam ocorrendo ou que venham a ocorrer envolvendo nossas crianças e adolescentes. Qualquer cidadão pode denunciar casos de abuso, através do telefone Disque 100, a denúncia pode ser anônima, destacou Gilson.