Pacientes, funcionários e voluntários do Centro de Atenção Psico Social (CAPS) de Jacarezinho participaram na manhã desta terça-feira, 10, de uma passeata na área central da cidade. A ação marca o “Dia da Saúde Mental”. “É muito importante a participação de todos para conhecerem as reais necessidades e os trabalhos desenvolvidos no CAPS”, comentou a coordenadora do local Regina Ayub.
Funcionários da 19ª Regional de Saúde e do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro (CISNORPI) também participaram da ação. O diretor da Regional de Saúde Alfredo Ayub destacou que o CAPS realiza um grande trabalho nos 22 municípios da região.
O CAPS foi implantado em Jacarezinho em outubro de 2004 e é mantido pelo CISNORPI. A atenção deve incluir ações dirigidas aos familiares e comprometer-se com a construção dos projetos de inserção social. Respeitando as possibilidades individuais e princípios de cidadania que minimizem o estigma e promovam a melhor qualidade de vida e inclusão social possíveis.
A coordenadora Regina Ayub conta que entrou em maio de 2005 e decidiu incrementar novas atividades para os participantes do programa. “Realizamos uma festa junina e vimos que deu certo. Teve uma grande participação dos pacientes e familiares. Agora em todas as datas comemorativas realizamos uma festa para eles”, comenta.
Por:Marcos Júnior.