Notícias Publicidade Destaque
 

A Vigilância Sanitária Municipal realizou ações, para zelar pela promoção e proteção à saúde pública, realizando a inutilização de produtos apreendidos em supermercados, padarias,açougues, restaurantes e produtos vendidos nas ruas. E para a transparência do que é feito , desde a apreensão  até a inutilização foi dada publicidade, com a presença de representantes de órgãos fiscalizadores e da imprensa (fotos), na tarde de ontem quarta-feira (14).

A equipe da Vigilância Sanitária composta pelo médico veterinário Flávio Bettini Júnior, médica veterinária Simone de Souza Correa, técnico Dácio Castanheira Filho e a chefe da divisão de vigilância sanitária Vanessa I.Oliveira ,também  realizam o trabalho com os comerciantes, orientando-os quanto ao risco de alguém comprar esses produtos, que não possuem as informações exigidas no rótulo da embalagem. Alguns comerciantes ignoram as orientações da VISA, que procura fazer o acompanhamento, mas quando o desrespeito persiste, a alternativa é fazer valer o papel de polícia.

Nos últimos dois meses a Vigilância Sanitária Municipal apreendeu e inutilizou produtos de origem clandestina, sendo  210 Kg de Carne Bovina,Suína e Linguiça, 40 litros de iougurte,queijos e mel de origem animal,todos sem registro no órgão da Agricultura,os fabricantes destes produtos dos municípios de Santo Antônio da Platina,Guapirama, Jundiaí do Sul, Guapirama,Quatiguá, além dos produtores de Joaquim Távora. A coordenadora da Vigilância Sanitária ,Vanessa I.Oliveira explica ”Essa situação nos preocupa bastante.Essa é mais uma inutilização de produtos em grande quantidade, pois, são produtos que estavam em locais para serem vendidos ao consumidor”, explica a coordenadora. Vários estabelecimentos comerciais em Joaquim Távora foram visitados . Os proprietários foram notificados quanto a conduta e, agora poderão sofrer outras penalidades conforme rege o Código do Consumidor. “Nosso objetivo é formar o maior número de cidadãos conscientes sobre o papel a ser exercido, bem como o trabalho que a Vigilância Sanitária presta no município. A educação de todas as pessoas contribuirá, para que tenhamos resultado satisfatório”,frisa Vanessa. 

A atenção na hora de comprar produtos e derivados.

Entre os profissionais o município conta com a veterinária Simone de Souza Correa que realiza o Serviço de Inspeção Municipal o qual tem como principal  objetivo,entre outros o de certificar os produtos de origem animal por meio de análises,orientações quanto a documentação e requisitos necessários para se obter qualidade satisfatória e para que o produto se torne legal para a comercialização dentro do município.

Há pessoas, que  ainda não acreditam existir risco à saúde, se ingerirem produtos vencidos ou de origem clandestina. A Vigilância Sanitária faz um alerta para que as pessoas despertem, façam denúncias,para não serem vítimas do que acham que será benéfico na alimentação. “Nosso sonho é que, em breve tenhamos a redução de apreensão em pequena proporção aqui em Joaquim Távora. É bom que a população possa ajudar na fiscalização e denuncie à VISA”.

 
Postada no dia 2017-09-15 18:35:31









Todos os direitos reservados 2026 – JT Ligado –  | Política de Privacidade