O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), em parceria com a PROVOPAR de Joaquim Távora está realizando diversos cursos aos munícipes da área rural.
O projeto coordenado pela orientadora Mara Bandeira, inicialmente está sendo desenvolvido no bairro do Cruzeiro e a intenção é estender a outros bairros rurais.
As aulas são abertas a todos do bairro e no Cruzeiro os alunos já aprenderam a realizar a customização de chinelos, arte em toalhas, flores de EVA, flor boleada em latinha de alumínio, entre outros.
O Departamento Municipal de Assistência Social, através do CRAS trabalha com o apoio da Prefeitura Municipal, gerenciado pela diretora Celda Danuza Dias que destacou a importância de políticas sociais no município para redução das desigualdades através de cursos que oportunizam o trabalho autônomo produzindo a geração de renda.
“É por meio da capacitação que o CRAS e o PROVOPAR a Assistência Social se materializa e se aproxima da população, reconhecendo a existência das diferenças sociais, pois previnem situações de vulnerabilidade e risco social, bem como identificam e estimulam as potencialidades locais, modificando a qualidade de vida das famílias que vivem nessas localidades”, ressalta.
As aulas são realizadas duas vezes por mês na antiga Escola do bairro do Cruzeiro como projeto piloto.