As empresas que prosperam investem em tecnologia, equipamentos e principalmente em segurança do trabalho. A segurança do trabalho pode ser entendida como os conjuntos de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.
No Brasil a Legislação de Segurança do Trabalho compõe-se de Normas Regulamentadoras, leis complementares, como portarias e decretos e também as convenções Internacionais da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ratificadas pelo Brasil.
As empresas em franco crescimento têm esta preocupação: investir na segurança de seus funcionários, como o Frigorífico Rajá Joaquim Távora que realizou no início da última sexta-feira, dia 11, uma simulação de vazamento de amônia. O objetivo da atividade foi preparar os funcionários para uma eventual situação de emergência.
A amônia é bastante utilizada nos frigoríficos para refrigeração, se inalada é de toxidade aguda, podendo provocar lesões oculares graves, irritações e é extremamente perigosa ao ambiente aquático. O gás possui um cheiro forte e bastante característico. Por ser perigoso, as empresas que trabalham com o produto, devem estar preparadas para agir em caso de vazamento.
A simulação contou com o apoio do departamento municipal de saúde que cedeu uma ambulância, que fazem parte dos órgãos de auxílio mútuo do plano de emergências.
O médico da empresa Dr.José Dalcin acompanhou todo o procedimento.
De acordo com o Técnico em Segurança no Trabalho,Adriano Cherubin, ''Xiru'' o exercício serviu para pôr em prática, o Plano de Resposta a Emergências em caso de vazamento de amônia, diminuindo a quantidade de erros que podem ocorrer em situações como essa, preparando a equipe de emergência da empresa para atuar caso seja necessário.