Dois operários ficaram feridos na tarde de quinta-feira, 27, durante um acidente de trabalho em uma construção na avenida José Xavier, no Rennó Parque, em Santo Antônio da Platina. De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, tenente Jefferson Gregório, as vítimas trabalhavam na fundição de uma laje, que acabou cedendo e desabou.
Ademir Lúcio Mendes, 53, e Odivan Albano da Silva, 38, ficaram gravemente feridos e foram encaminhados ao Pronto Socorro Municipal. No entanto, segundo as equipe de resgates, nenhum dos operários corria risco de morte.
Ainda de acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, quando os socorristas chegaram ao local do acidente as vítimas já haviam sido retiradas dos escombros pelos próprios companheiros de trabalho, e não foi possível saber se elas utilizavam os equipamentos de segurança.
A equipe de reportagem esteve no fim da tarde desta sexta-feira, 27, na construção onde ocorreu o acidente, mas não localizou o proprietário nem o mestre de obras para comentar a fatalidade.
As causas do acidente serão investigadas.
No Paraná
No Paraná, a cada dez minutos um acidente de trabalho é registrado pelos organismos de segurança. Os dados são da Previdência Social, e revelam que entre 2011 e 2015 (último período que as informações foram disponibilizadas) foram 253.721 acidentes, dos quais 1.158 foram fatais – o que representa uma morte a cada 38 horas.
Na quinta-feira, 27, (dia em que ocorreu o acidente com os operários em Santo Antônio da Platina) celebrou-se o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, uma forma de destacar o problema ao mesmo tempo em que se renova o compromisso com a prevenção, a saúde e a segurança no trabalho.
Somente em 2015, o Paraná registrou um total de 47.337 acidentes desse tipo, o que deixa o estado em quarto lugar no ranking nacional, quando considerados os números absolutos, atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Com relação aos óbitos, foram 212 - apenas São Paulo (662) e Minas Gerais (304) registraram mais acidentes fatais.
No mesmo ano, o estado contabilizou um gasto de R$ 18,9 milhões em benefícios concedidos em decorrência de acidentes de trabalho, enquanto o total nacional ultrapassou os R$ 289 milhões, divididos em 222.450 benefícios acidentários.
Fonte:Tanosite
Foto:Antônio de Picolli.